quarta-feira, 9 de maio de 2012

POR QUE EDUCAR? NOSSOS FILHOS E EDUCANDOS JÁ NÃO TÊM SUA BAGAGEM ESPIRITUAL?

Queridos leitores!

Já me deparei várias vezes, com pessoas discutindo comigo firmemente a questão da educação, na visão espírita, alegando que cada um traz a sua bagagem e os pais, educadores, familiares e a sociedade não devem interferir naquilo que cada um já é.

Sinceramente, se nós já tivéssemos nos educado o suficiente para reencarnar, primeiro, nem reencarnaríamos, a finalidade da encarnação e principalmente da re-encarnação (voltar à carne novamente) não teria sentido algum se simplesmente já estivéssemos com a malinha da evolução pronta e arrumada para voar! E segundo, não teríamos a necessidade de escolas, nem de pais, muito muitos de família. Ou seja, se nossas cirscunstâncias miram constantemente para a convivência entre as pessoas, com ações cada vez mais coletivas e globais, é porque temos que aprender e nos corrigir...

Não é "feio" chamar a atenção do nosso querido filho porque ele gritou conosco... ele trouxe uma bagagem que ainda pode nem estar totalmente aberta até a fase adulta final, ou até que um acontecimento remeta a um trauma de encarnações passadas que ficaram na "CAIXA PRETA" das vidas sucessivas...

E QUAL É O NOSSO PAPEL EVANGELIZADOR?

Conhecendo a verdade espiritual, do que podemos ser... evoluir a cada dia e melhorar nossas más tendências para conquistar a paz, a felicidade e o amor ao próximo, torna-se evidente que o nosso papel evangelizador é amar corrigindo e ensinar exemplificando naquilo que temos de melhor. Não somos perfeitos, vamos errar algumas vezes, mas é preciso ter a humildade de aceitar o quanto temos que trabalhar pelo bem social, começando por nossos filhos e educandos, dentro de casa, ao nosso redor e na casa espírita, ou religiosa que seja...

Hoje, me senti realizada quando meu pai disse que minha irmãzinha caçula não dá trabalho, porque eu me empenhei em educá-la junto com eles, principalmente por ter 15 anos de experiência na frente dela nesta encarnação e por ter cursado pedagogia. Se eu não puder interferir no crescimento da criança que Deus me concedeu como irmã dentro da minha casa, eu desistiria de educar e evangelizar todas as outras. E, como todas as crianças, ela sempre foi espertinha, atenta, agitada com brinquedos, adora música, dança, teatro, livros e claro... internet! Hoje com 13 anos, ela já ganhou de tudo nos aniversários anteriores, então, pensei, está faltando apenas um retoque de início de adolescência... UM BOM LIVRO ESPIRITUALIZADO E CHEIO DE CULTURA para enriquecer o espírito. Escolhi o belíssimo romance Há 2000 anos, escrito pelo médium Chico Xavier, autoria espiritual de Emmanuel. Por ser um clássico cheio de cultura da Roma antiga, vivências reais do Senador Públio Lêntulus e mais... cristianismo puro, da raiz do mestre Jesus e seus discípulos!

Os bens espirituais não perecem e até hoje eu lembro do dia que vi este livro pela primeira vez na estante do meu avô. Ele tinha uma capa sem graça, perto dos outros modernos de hoje, mas os comentários de seu conteúdo edificante, fizeram com que eu me encorajasse a ler. E lembro que comecei a gostar de ler aos 13 anos... Antes eu não tinha encontrado nada que prendesse a minha atenção o suficiente para terminar um livro grosso acima de 100 páginas. Lia por obrigação escolar, e lamentavelmente os meus professores nunca comentavam livros interessantes que crianças poderiam ler.

A parte boa, é que sempre gostei de escrever, seja no diário, no caderninho ou numa folha avulsa sobrando das anotações do telefone. E isso, fez muita diferença na minha vida, tanto escolar, quanto espiritual. Já perdi a conta de quantos livros já li até hoje, mas a maioria deles, eu lembro pela essência do seu conteúdo, e não por decorar nomes, datas, ou títulos. A essência é justamente o que nos faz absorver o conhecimento espiritual... AQUILO QUE LEVAMOS NA ALMA... 

Precisamos ensinar nossos jovens a fazer a diferença para si mesmos, tendo assunto e conteúdo produtivo para compartilhar, é degradante conversar com pessoas instruídas pela escola moderna, mas com um materialismo impregnado de egoísmo, luxo, diversão pela diversão e falta de consciência pelo dever de ser útil em alguma coisa na vida.

E muito pior do que isto, é observar que nem todos os que recebem os conhecimentos espirituais de sua religião, conseguem se preocupar e priorizar a espiritualização de seus semelhantes, preferem presentear filhos e enteados em TODAS AS DATAS COMEMORATIVAS, com roupas de grifes caras, sapatos e perfumes da moda, APENAS! Só isso sempre... claro que qualidade todo mundo gosta, inclusive eu! Mas sempre receber só isso é enfadonho...

Em casa, costumo me cansar de ver TV aberta por mais de 2 horas, é uma morte psicológica... Adoro computador, especialmente internet, mas o dia todo, além do trabalho, não dá, é perca de tempo encarnatório! O livro enriquece a nossa alma, uma boa palestra, uma boa música, tudo isso é alimento do espírito que somos e não apenas o corpo de carregamos quando acordamos até a hora de dormir, todos os dias.

PENSE NISSO! A VIDA É CURTA... E NÓS, ESPÍRITOS QUE SOMOS NO CORPO TEMPORAL, SOMOS ETERNOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário