segunda-feira, 29 de julho de 2013

CONVIVER É APRENDER A AMAR

A arte de conviver com as pessoas é uma das formas mais importantes para aprendermos a amar, seja na nossa vida pessoal ou profissional. Vejo pessoas com muitas reservas em relação às outras no mundo em que vivemos e é preciso gerar um sentimento de confiança e ser confiável para o outro e com o outro. Profissionalmente também tenho aprendido que pessoas frustradas, geralmente tem dificuldade de conviverem em grupo. Não conseguem compartilhar e muitas vezes guardam conhecimentos e documentos importantes para si mesmas. E isso cria uma insegurança enorme no grupo, e na verdade essa insegurança é da pessoa que não aprendeu a se desprender de seus conhecimentos em prol do grupo, colocando de lado seus melindres pessoais, ou até mesmo aquela vaidadezinha de ter tudo de bom, para ela somente.

E O QUE JESUS NOS ENSINOU?

Amar o próximo como a si mesmo...

É.... difícil, né?

Mas, se um trabalho é bem feito pelo grupo todo, todos terão seu valor e não apenas fulano e ciclano, graças aos ensinamentos do mestre, o sucesso profissional nunca deixou de fazer parte da minha rotina e uma coisa simples, aprendi e sempre faço: compartilhar conhecimentos, ideias e ajudar o próximo com que posso. Às vezes até me sinto cansada, ou atarefada demais com tanto trabalho e penso sobre mil coisas ao mesmo tempo, mas até isso me ajuda a ser mais versátil e inteligente, pois minha memória tem que funcionar quando poderia falhar e quando falho, aprendi a ser humilde de pedir desculpas: são muitas informações na cabeça.
 
 
CAPITALISMO COMPETTITIVO x COOPERATIVISMO CRÍSTICO
 
O mundo de hoje é regrado pela competição, por quem vai ser promovido, contratado, demitido, entrevistado e o nosso mestre nos coloca à prova, se temos amor o suficiente para não realizar o mal. E confesso que em muitos momentos da vida profissional senti uma injustiça enorme, e a revolta pulsar na minha alma, mas, a firmeza da doutrina espírita, dos ensinamentos crísticos sempre ensinaram a cooperação, mesmo que custasse o meu próprio emprego para meu sustento. E realmente, foi difícil. Somente a vida pública e tranquila me trouxe a paz que eu desejava para trabalhar, porque a vida lá fora, de empresas privadas ainda exige muito dos cristãos... Exige uma capacidade de perdão acima da média, de cooperação, de união, de tolerância e isso em constante produtividade material e se serviços lucrativos, nem sempre honestos e corretos.
 
É meus amigos e alunos...
 
Estar na Terra e não ser mundano, no sentido espiritual da desonestidade e do mal caráter, nos exige muita habilidade e a astúcia da bondade firme na justiça pelo bem comum!
 
E desejo a todos os jovens, que estão começando a vida neste largo mercado de trabalho, muita luz do evangelho em suas vidas, para que não percam a oportunidade de suas encarnações, em fazer o melhor de si, com amor, cooperação e integridade moral. É uma prova que vale a nossa evolução moral e intelectual!
 
O bem vence sempre, não pensem que desviando isso ou aquilo aos olhos de Deus as vantagens serão mais rápidas, porque é melhor esperar que o nosso Pai eterno, sabe onde nosso calo aperta e o que é melhor para nós, com muito trabalho... claro!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário