segunda-feira, 1 de julho de 2013

GRATIDÃO E CARIDADE

O QUE É CARIDADE PRIMEIRAMENTE?

Muitas pessoas consideram a caridade primeiramente como um suprimento material, ou seja, dar coisas para os outros, no âmbito terreno em que vivemos isso é essencial, mas não significa a única caridade, nem a melhor das caridades. Por que cada um precisa de algo para viver, e sempre precisaremos, mas o essencial, Deus proverá com o tempo. Muitas coisas que não temos, na verdade não precisaríamos ter. Mas criamos mil e uma necessidades acima da própria vontade, por influência midiática e televisiva. Criamos vontades que nem saíram de nós verdadeiramente e saímos angustiados por não ter isso ou aquilo para ser aceitos por este ou aquele grupo.

A caridade parte da necessidade real..... seja ela material ou espiritual...

CARIDADE MATERIAL:

Suprimento de alimentos- fome
Utensílios domésticos, roupas, sapatos, material escolar para as crianças estudarem, remédios para quem adoece, agasalho para o frio de quem mora nas ruas, e etc.

CARIDADE ESPIRITUAL:

Prece, amor, paciência, tolerância, diálogo, compreensão, motivação, falar coisas boas para quem precisa ouvir algo bom,ser amigo de verdade, evitar a maledicência e difamação das atitudes do próximo, corrigir e educar com humildade, silenciar ofensas doloridas, fingir que não entendeu aquela piada desagradável e refletir para a reforma íntima, moral e intelectual.

GRATIDÃO:

A gratidão parte de duas formas básicas, quando a caridade foi feita de coração e a pessoa realmente reconhece que a recebeu de coração. Com  amor, desprendimento e sentimento de altruísmo. É difícil agradecer um "presente" mal doado. Ou receber o melhor presente espiritual do mundo, sem conseguir abrir o "pacote". É o que acontece com muitas pessoas que dão coisas materiais para depois terem o direito de difamar e humilhar a pessoa que precisa receber e depois exige uma gratidão aos quatro cantos do mundo, e ainda sai falando que não teve gratidão. Ou aquele fato da pessoa realmente se doar de coração mas a pessoa que recebe a ajuda, seja ela material ou espiritual, estar tão endurecida em seus sentimentos, que não consegue receber e abrir o "presente" NAQUELE MOMENTO. Digo isso, porque já tive as duas situações e sei como é, nem sempre sabemos dar e nem sempre sabemos receber.

A GRATIDÃO PARTE EM MÃO DUPLA! SABER DOAR E SABER RECEBER COM AMOR...

Nenhum comentário:

Postar um comentário